<body>

Selena: O filme: Uma entrevista com os produtores do filme Selena



domingo, agosto 28, 2005

Uma entrevista com os produtores do filme Selena

Uma entrevista com os produtores do filme Selena: Robert Katz e Moctezuma Esparza.
Tradução: Raquel Alencar

Eu achei essa entrevista dos produtores do filme sobre a Sel por acaso. Achei bem interessante.

Quem insistiu na idéia de você fazer o filme?

ESPARZA :Minha filha . Ela era fã de Selena. Ela tinha quase 15 anos na época, e realmente insistiu para eu me envolver com esse filme. Bob e eu conversamos sobre o assunto e sentimos que esse não era o tipo de filme que nos interessaria fazer. Era um estilo mais para o gosto de Hollywood pelo fato da maneira trágica com Selena foi morta e realmente não tínhamos interesse.
Alguns meses se passaram e minha filha continuava a insistir que eu estava deixando uma grande oportunidade passar e que eu não tinha idéia de quem Selena era e que existia um ótimo filme. ela não parava de insistir.Então, finalmente resolvi conhecer Selena. Assistindo documentários, lendo livros sobre ela, ouvindo suas músicas percebi que havia uma história sobre uma familia e de um sonho americano. Juntos essa familia lutou por anos até alcançar o sucesso na música. E conseguiram. Eles eram um grupo de muito sucesso e Selena estava prestes a romper as barreiras da música regional e se lançar para o mundo.Ela era um sucesso tremendo!

Então eu conversei com Bob e ele me encorajou a ir até Corpus Christi e conhecer a familia Quintanilla. Nós fomos os últimos produtores a procurá-los.Eles já estavam em negociação com outrem. Nós propusemos a eles que queríamos trabalhar juntos , ou seja fazer o filme numa parceria com a família. Fomos os únicos a propor isso. Queríamos fazer um filme que mostrasse a intimidade de uma família. Para isso precisávamos do envolvimento direto da família. Foi aí que nos envolvemos.


Houve algum conflito na feitura do filme?


ESPARZA: Bem, Abraham tornou-se o produtor executivo e nosso parceiro. Desde o começo ele sabia o que estávamos fazendo e concordamos que ele aprovaria o roteiro, o elenco. Na essência do projeto todos tínhamos o poder de veto sobre o outro. Decidimos que Gregory Nava seria o melhor direto apr ao filme. Gregory passou meses com a família de Selena, vivendo com eles, entrevistando os amigos, os parentes, ou seja tirando o máximo de informações possível.

Com o roteiro na mão lemos para os pais de Selena.Foi um a experiência muito emocionante

Foto de Abraham Quintanilla, Marcela

(pais da Sel com Jlo)




Vocês realmente leram em voz alta?


ESPARZA: Sim. Gregory Nava leu o roteiro em voz alta, palavra por palavra.Foi muito tocante para eles. Eles choraram muitas vezes. E ao final, eles disseram que não queriam mudar uma palavra sequer porque tínhamos capturado a essência da vida deles, a luta, os triunfos e outras coisas que os fãs não sabiam e que a familia consentiu em dividir conosco.

O relacionamento de Selena e seu marido por exemplo?

ESPARZA: Exatamente. Como Selena conheceu Chis e se casou era desconhecido de seus fãs. Abraham ouviu tantas fofocas sobre isso que não queria expor esse fato. Mas pedimos para ele, que nos deixasse contar a verdade para as pessoas, assim, elas iriam adimirar ainda mais esta família que superou os problemas unida. Embora tivessem vivido temos difíceis, com discussões... o amor venceu e isso era o mais importante. Então, Abraham aceitou


Cena do filme em que Selena(Jlo) decide se casar com Chris(Jon Seda)

Apesar de ser um filme com um desfecho trágico, também é um filme alegre que nos mostra a superação de obstáculos.

KATZ: Nosso objetivo era celebrar a vida de Selena. E quanto mais nos aproximávamos da família, mais descobríamos que realmente eles celebravam a vida. Eles passaram por diversos obstáculos para alcançar o sucesso. Tinham um sonho, uma meta a seguir e conseguiram vencer unidos. Hoje, eles são uma família feliz mesmo com a tragédia que os assolou. Eles são pessoas apaixonantes.

Quero lhe perguntar sobre o público desse filme. É um filme para romper barrreiras? É um filme para o público em geral? É um filme para os latinos?

KATZ: A verdade é que é um filme. E , é claro que há público latino fã de Selena. Mas nossa intenção desde o começo era fazer um filme. Outro exemplo de filme foi o La Bamba que era um filme real.
É interessante...ninguém se refere aos filmes de Marty Scorsese como italianos. São apenas filmes americanos.

Selena é um filme realmente americano. Apenas um filme sobre uma família mexicana-amerciana ?

ESPARZA: Nossa alegria é que o público de diversos lugares dos EUA e do México reagiram de forma positiva.Eles riam, aplaudiam, choravam.Eles se emocionavam. Eles acompanhavam a jornada. Sim o filme é para todo tipo de público.
KATZ: Uma das coisas boas desse filme é que não é só um filme com valores familiares...mas é um filme feito para todas as famílias: pais, filhos, todos que assistirem ao filme irão gostar

Digam-me como foi realizar o show em Astrodome?

ESPARZA: Nós planejamos tudo em 3 meses. Basicamente decidimos que o público tinha que fazer parte do nosso êxito. Então fomos às rádios, jornais. Formamos um verdadeiro time para recrutar o público. E 34.000 pesoas compareceram ao show e passaram o dia todo ensaiando. Foi uma experiência incrível.






Pessoas vieram dos lugares mais longínquos não foi?

ESPARZA: Havia pessoas de todos os lugares. do México, Chicago, San Antonio, Texas. Eles ficaram o dia todo. Foi muito divertido. Nós distribuímos cartazes, blusas. Nós rifamos uma caminhonete pick-up e foi maravilhoso, uma garota que nunca havia ganho nada antes, ganhou e deu de presente para sua mãe . E havia Paul Rodriguez um mestre de cerimônias que entrertia o público enquanto organizávamos as filmagens. Nós usamos a mesma técnica pra recrutar o público nas gravações do show em Monterey. Não conseguiríamos fazer esse filme sem o apoio do público.


Como vocês controlam o público dessa magnitude?Por exemplo na cena do show em Monterey. O palco começa a ruir e fica realmente perigoso ou pelo menos parece que fica. Como vocês administraram isso?

ESPARZA: Bem,isso é a magia do cinema(risos). Na verdade aquelas pessoas não estavm em perigo. Mas isso é segredo da nossa profissão.

KATZ: Na verdade. iso não era para ser dito, mas já que você perguntou?. A verdade era que o palco estava ruindo e se a equipe não chegasse a tempo, Jennifer teria despencado.



Cena em Monterey na qual Selena acalma o público agitado pela superlotação. Ela canta Como la flor


(pausa do entrevistador)


Isso é verdade?

(Katz e Esparza começam a riri)

KATZ: Não é uma piada

(Todos riem )



Sobre as apresentaçãoes vocais de Jennifer?

KATZ: Era a voz de Selena. Jennifer é uma ótima cantora. Eal realmente cantava nos shows. Por isso que funcionou tão bem na tela. Apenas não usamos a voz dela. Todos os demais estavam tocando. Quando fomos editar usamos a voz de Selena

Jennifer correspondeu às expecativas nas apresentações ?

KATZ: Oh sim ela esteve maravilhosa. Ela ensaiou durante meses. As técnicas de dance era únicas para Selena. Jennifer era uma dançarina treinada e Selena era dançarina natural.